Rótulos devem informar substancias alérgicas dos alimentos


Categoria Geral
Publicado em 19/07/2016




Aquele pãozinho que o consumidor leva para casa todos os dias agora deve conter em seu rótulo, além da lista de ingredientes e a tabela nutricional, a informação das substâncias consideradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como alergênicos. Está em vigor desde o dia 02 de julho de 2016 em todo o país a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 26/2015, que trata da rotulagem de alergênicos.



A partir de agora, quem não estiver devidamente preparado será multado. Diante desta realidade, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) convidou a coordenadora de Inovação e Consultoria em Gestão e Processo Produtivo do Instituto do Serviço Nacional da Indústria (Senai/SC) de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, Gabrielle Chiarani, para fazer o alerta de conscientização a empresários do ramo de alimentos de Lages.



Cumprimento da legislação



No encontro realizado na quinta-feira (07), no auditório do Sebrae, os empresários puderam esclarecer as dúvidas ainda existentes sobre a adequação à legislação com a especialista.



Cerca de 170 alimentos são considerados alérgicos, destaca Gabrielle. E estudos realizados pela Anvisa apontaram as 18 substâncias de maior incidência de alergias alimentares no Brasil. Entre elas está o látex, presente nas luvas utilizadas no preparo e manuseio dos alimentos.



Segundo o regulamento, que abrange alimentos e bebidas, os rótulos deverão informar a existência de 17 alimentos: trigo, centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas; crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural.



Vigilância sanitária pode multar



Gabrielle lembra que quem ainda não está totalmente adequado deve fazer o mais rápido possível para evitar ser multado. ̋A adequação pode ser feita pelo proprietário do estabelecimento. Ele pode buscar informações no site da Anvisa ou, caso queira, pode buscar uma consultoria especializada na questão de rotulagem ̋.





Sindipan procura alertar e auxiliar associados para a mudança



O Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitarias e Massas (Sindpan/Lages) tem acompanhado de perto as mudanças para orientar as empresas associadas ao sindicato não só sobre a viabilidade do atendimento à regulamentação, mas a importância de fornecer as informações para os consumidores. “Sabemos que é importante alertar sobre os alimentos que podem causar alergias porque esse ato pode evitar problemas de saúde para as pessoas ̋, destaca a presidente do Sindipan, Marlene Pitt Dullius.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa