Lages recebe Plataforma de Coleta de Dados Hidrológica Automática


Categoria Geral
Publicado em 17/08/2016




Lages receberá, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o equipamento denominado Plataforma de Coleta de Dados (PCD) Hidrológica Automática. Este passará a integrar a rede observacional de monitoramento do Cemaden, segundo a Defesa Civil municipal.

As estações estão sendo instaladas preferencialmente em pontes ou piers em núcleos urbanos. As PCDs monitoram o nível das águas do rio, precipitação de chuva e incluem uma câmera, integradas ao datalogger que permite registros fotográficos em tempo real da situação do rio. As plataformas consistem de uma unidade central de processamento (CPU) com memórias, alimentadas por duas baterias carregadas por energia solar.

As informações geradas serão transmitidas através do uso das redes de telefonia celular por GPRS, sigla de General Packet Radio Services, ou Serviços Gerais de Pacote por Rádio, tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados entre celulares. O monitoramento será online via Cemaden, sem ser necessário estar junto ao aparelho. O aumento da rede observacional de dados hidrológicos permitirá ainda a melhoria da capacidade de monitoramento e emissão de alertas de riscos de natureza hidrológica. A instalação deve ocorrer ainda em agosto, possivelmente no bairro Habitação.



Preservação do aparelho

O secretário executivo da Defesa Civil, Jacques Alves, diz que será possível isolar as ruas e retirar as pessoas sob ameaça de dentro de suas casas antes que as águas do rio subam. Cidades como Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e Osasco, em São Paulo, já contam com as plataformas. “É um equipamento de alta tecnologia e de alto. Precisamos que a comunidade auxilie na preservação do patrimônio”, frisa. Estima-se o custo em torno de R$ 40 mil.



Novos 150 equipamentos

O Cemaden foi criado em 2011 e busca, desde então, a consolidação do Sistema Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, em parceria com diversas instituições, por intermédio da implementação de uma rede de instrumentos meteorológicos, hidrológicos e geotécnicos inovadores. Atualmente possui uma rede de cinco mil plataformas em todas as regiões do país.

Segundo o Cemaden, de 41 municípios do Sul, vistoriados pela empresa Água & Solo, contratada pelo Cemaden para realização dos trabalhos de campo e de instalação dos equipamentos, 26 municípios foram selecionados para a instalação de 27 PCDs Hidrológicas, entre eles, Lages.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa