Comenda O Continente das Lages é entregue para 23 instituições


Categoria Geral
Publicado em 02/12/2016




Na noite de sábado, no Teatro Municipal Marajoara, 23 instituições foram homenageadas com a Comenda o Continente das Lagens em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao povo lageano. A instituição desta comenda pela prefeitura de Lages é um marco histórico das comemorações de aniversário de 250 anos de Lages – 22 de novembro de 1766-2016.

O título desta honraria se reporta ao livro “O Continente das Lagens”, escrito por Licurgo Costa, uma referência na pesquisa histórica do município, obra que será reeditada numa iniciativa da Fundação Cultural de Lages.

As 23 instituições homenageadas têm pelo menos 50 anos de atuação em Lages e são pioneiras nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública, Religião, Esporte, Comunicação, Assistência Social, Agronegócio e Empreendedorismo.

Além da entrega da comenda, houve a execução do Hino Nacional e do Hino de Lages, interpretado pelo maestro Joed Joeffer e pela violinista e cantora Dani Porto, declamação da poesia “Pátria Galponeira” pelo tradicionalista Leduvino Ramos da Silva e apresentações de dança feitas pela Invernada Artística do CTG Anita Garibaldi.

O anfitrião da pioneira e histórica cerimônia, prefeito Toni Duarte, disse que esta homenagem engrandece o município de Lages, em virtude do valoroso trabalho empreendido pelas 23 instituições em prol do bem estar da comunidade local e regional.



Instituições Homenageadas



Acil, Apae, Asilo Vicentino, Associação Rural, 1º Batalhão Ferroviário, CDL, Colégio Bom Jesus, Colégio Santa Rosa, Convento Franciscano, Corpo de Bombeiros, Correio Lageano, Escola Vidal Ramos, Estação Experimental, Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Hospital Seara do Bem, Hospital Tereza Ramos, Esporte Clube Internacional de Lages, Irmandade Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, Rádio Clube, Uniplac, Polícia Militar, Polícia Civil.

ASILO VICENTINO:

O Asilo Vicentino foi fundado em 1917 pela Conferência Vicentina de Lages. Atualmente a entidade é administrada por voluntários da sociedade lageana. O asilo se mantém de doações, verbas garantidas pelo estatuto do idoso, convênios com o poder público, e promoções sociais. O Asilo Vicentino acolhe mais de 80 idosos com idade entre 60 e 105 anos.



APAE:

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lages foi fundada em 26 de junho de 1965. Hoje a entidade atende 312 alunos de várias idades com deficiência intelectual ou múltipla. O principal objetivo é prestar auxílio com qualidade e ética, e promover programas de prevenção, educação, saúde, assistência social, esporte e lazer.



ACIL:

A Associação Empresarial de Lages (Acil) foi fundada em 19 de agosto de 1940. Ao longo desses 66 anos, a entidade vem cumprindo a missão de representar e promover a classe empresarial. A Acil trabalha voluntariamente pelo fortalecimento e expansão do associativismo, e está comprometida com projetos ligados ao desenvolvimento do município.





ASSOCIAÇÃO RURAL DE LAGES:

A Associação Rural de Lages foi fundada em 11 de agosto de 1939. A entidade deu início a um trabalho sistematizado, que alcançou milhares de produtores rurais com ações participativas. A associação é proprietária do Parque de Exposições Conta Dinheiro, e oferece a estrutura para a realização de eventos como a Festa Nacional do Pinhão, a Expolages e o Motoneve.



BATALHÃO DO EXÉRCITO:

O Exército Brasileiro chegou a Lages com o nome de 2º Batalhão Rodoviário em 1934. Passou a se chamar 1º Batalhão Ferroviário em 1971. Mudou para 10º Batalhão de Engenharia e Construção em 1999. E voltou a ser 1º Batalhão Ferroviário em 2015. As mudanças de nome aconteceram para atender as necessidades da região em cada período. Ao longo dos anos, os militares vêm trabalhando para atender os anseios da sociedade.



CDL:

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi fundada na década de 1960 para defender os interesses dos lojistas, e promover ações sociais. E a entidade vem cumprindo a missão de integrar as empresas do comércio lageano, apresentando soluções úteis e inovadoras para promover bons relacionamentos e gerar valor e resultados sustentáveis.



COLÉGIO BOM JESUS:

O Colégio Bom Jesus Diocesano foi implantado em 1895, nas dependências da escola paroquial São José, com o nome de Ginásio Diocesano. Foi rebatizado como Colégio Diocesano em 1943. A unidade passou a integrar a rede particular de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus em 1999, assumindo o nome de Colégio Bom Jesus Diocesano. Ao longo dos anos a instituição vem promovendo a construção e a formação cidadã, de acordo com os princípios cristãos.







COLÉGIO SANTA ROSA:

O Colégio Santa Rosa de Lima foi fundado em 18 de agosto de 1901, pelas irmãs da Congregação da Divina Providência. A instituição nasceu com a missão de educar meninas e atender doentes. Hoje o colégio atende todos os níveis do ensino regular, aliando tradição e modernidade, buscando a excelência formativa e o exercício da cidadania.



CONVENTO FRANCISCANO:

O Convento Franciscano São José do Patrocínio foi fundado em 20 de dezembro de 1915, com o lançamento da pedra fundamental. A entidade vem preservando a vocação franciscana ao longo de um século de história. O mausoléu de Frei Rogério Neuhaus e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes são visitados diariamente por fieis que buscam milagres, graças e bênçãos. Os freis estão sempre disponíveis para aconselhar, ouvir confissões e prestar auxílio espiritual.



CORPO DE BOMBEIROS:

O Corpo de Bombeiros foi instituído em Lages em 25 de setembro de 1965. Ao longo desses 51 anos, a instituição vem cumprindo a missão de proteger o patrimônio, o meio ambiente, a vida e o bem estar dos lageanos. Hierarquia, disciplina, ética, responsabilidade, coragem, resistência e aprimoramento estão presentes na rotina da instituição.



CORREIO LAGEANO:

O jornal Correio Lageano foi fundado em 21 de outubro de 1939, por José Paschoal Baggio. O tabloide é um dos impressos mais antigos em circulação no Estado, com mais de 16 mil edições. O Correio Lageano tem uma tiragem média de 7.500 exemplares, com um projeto gráfico moderno, flexível, 100% colorido, dinâmico, completo e interativo, para acompanhar as tendências do Brasil e do mundo.



ESCOLA VIDAL RAMOS:

A Escola de Educação Básica Vidal Ramos foi selecionada para receber a comenda por ser a instituição de ensino pública mais antiga de Lages. Ela foi inaugurada em 20 de maio de 1912, no pomposo prédio conhecido como Colégio Rosa, e recebeu o nome do então governador do estado. A escola foi transferida para um novo espaço em agosto de 2011, e a primeira estrutura foi restaurada para receber o Centro Cultural Vidal Ramos.



ESTAÇÃO EXPERIMENTAL:

A Estação Experimental de Lages foi inaugurada em 3 de abril de 1912, com o nome de Posto Zootécnico Federal de Lages. Ao longo desses 104 anos, a entidade vem cumprindo a missão de gerar, adaptar e difundir projetos competitivos para agregar valor à cadeia produtiva. A unidade é referência no Sul do Brasil, pela introdução de raças, espécies, forrageiras e tecnologias de produção.



HOSPITAL NOSSA SENHORA DOS PRAZERES:

O hospital Nossa Senhora dos Prazeres foi inaugurado em 19 de novembro de 1915 por três irmãs da Divina Providência. Hoje a instituição é credenciada para atender mais de 30 especialidades de alta e média complexidade, e possui serviço de Emergência 24h, UTI e setor de internamento. O hospital recebe pacientes de municípios da serra, meio-oeste e extremo-oeste catarinense.



HOSPITAL SEARA DO BEM:

O hospital infantil Seara do Bem foi fundado em 25 de dezembro de 1945, com o nome de Associação Beneficente Seara do Bem. A estrutura passou por várias reformas e ampliações ao longo dos anos. O hospital faz parte do Sistema Estadual de Referência Hospitalar e da Rede de Atenção as Urgências e Emergências do Ministério da Saúde. A unidade possui Pronto Atendimento 24 horas, e auxilia mais de 6 mil crianças por mês.



HOSPITAL TEREZA RAMOS:

O hospital Tereza Ramos foi fundado no dia 19 de dezembro de 1943 pelas Irmãs Franciscanas. A instituição sempre foi modelo em atendimento a gestantes. O hospital é referência em Alta Complexidade na Região Serrana, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste catarinense. Atualmente, a estrutura está sendo ampliada para melhorar o atendimento à população.





INTER DE LAGES:

O Esporte Clube Internacional de Lages foi fundado no dia 13 de junho de 1949 por um grupo de jovens apaixonados por futebol. Ao longo desses 67 anos de história, o clube levou o nome da cidade a todos os cantos do Brasil, e conquistou todas as divisões do futebol catarinense, com destaque para o título máximo de 1965. Hoje o colorado representa a cidade na Série D do Campeonato Brasileiro.



IRMANDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS:

A Irmandade Nossa Senhora das Graças foi fundada em 7 de agosto de 1949, por um grupo de casais, com o nome de Orfanato Nossa Senhora das Graças. A partir de 1990, a entidade passou a prestar apoio socioeducativo, desenvolvendo oficinas de artesanato, com exercícios da criatividade, estética e reciclagem de materiais, e projetos ligados ao esporte, recreação, lazer, informática, jardinagem e música, além de apoio pedagógico e formação humana e cristã



PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES:

A paróquia Nossa Senhora dos Prazeres foi instituída em 1767, um ano após a fundação do município de Lages. A Catedral Diocesana começou a ser construída no início do século passado, e foi inaugurada no ano de 1922. A igreja é reconhecida como uma das mais belas do país. A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres que se encontra no interior da estrutura foi trazida de Portugal.



RÁDIO CLUBE:

A Rádio Clube foi fundada em 25 de agosto de 1947 por Carlos Joffre do Amaral, como A Voz da Cidade. A emissora começou operando em caixas de som no calçadão da Praça João Costa, e tornou-se porta-voz dos anseios da comunidade. Seu alcance aumentou neste ano devido à migração da frequência AM 690 para FM 98,3. A rádio oferece uma programação interativa, popular e jornalística, servindo à comunidade e defendendo seus interesses.





UNIPLAC:

A Universidade do Planalto Catarinense foi à primeira unidade de ensino superior de Lages. A instituição foi fundada em 17 de julho de 1959, como Associação Catarinense de Cultura, e assumiu o nome atual em 1969. Ao longo desses 57 anos de história, a Uniplac vem formando profissionais para contribuir com o desenvolvimento do município. Hoje a universidade oferece vários cursos de graduação, especialização e mestrado.



POLÍCIA CIVIL:

A Delegacia de Comarca de Lages foi instituída em 1841. A Delegacia Regional de Polícia Civil foi criada em 1919, e o prédio atual foi inaugurado em 1940. Uma nova sede está sendo construída no entroncamento das avenidas Dom Pedro II e Belizário Ramos. Ao longo dos anos, a instituição vem cumprindo a missão de investigar com eficiência, eficácia e efetividade, garantindo segurança à sociedade e preservando a paz social.



POLÍCIA MILITAR:

A Polícia Militar foi instituída em Lages em 5 de maio de 1835, com o nome de Força Policial. E a instituição cumpriu um papel decisivo no processo de desenvolvimento do município, através de um efetivo comprometido com a sociedade lageana. Ao longo desses 181 anos de atuação em Lages, a Polícia Militar vem cumprindo o dever de proteger os cidadãos de bem.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa