Teatro na Praça e viagem ao tempo da brilhantina fascinam Natal Felicidade


Categoria Natal Felicidade
Publicado em 05/12/2016




As crianças que passeavam com sua família no Calçadão da Praça João Costa na tarde deste domingo (4) foram surpreendidas pela perspicácia de simpáticos bonecos coloridos em meio ao movimento no local. Era a Associação Arte e Cultura Circula-Dô em apresentação do teatro de bonecos de luva e de vara e marrotes “Chapeuzinho Vermelho”, montada em 1982 em Curitiba pelos mestres bonequeiros Adeodato Rohden e Manoel Kubachuk. O espetáculo mostra a história de um dos mais famosos clássicos de contos de fada infantis do mundo, escrito pelo pai da literatura infantil, o poeta francês Charles Perrault. O clássico é contado de forma bem humorada pelo grupo lageano de teatro. Seu públici-alvo são crianças entre três e dez anos. Tem duração média de trinta minutos. “É uma peça bem musical e serve tanto para a compreensão do público infantil, quando adulto”, comenta o ator Marcio Machado. Chapeuzinho Vermelho ou Capuchinho Vermelho tem origem europeia do século XIV. O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. Publicada pela primeira vez pelo francês Charles Perrault, e depois pelos Irmãos Grimm, o conto passou por inúmeras adaptações, mudanças e releituras da cultura popular mundial, e é uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos.



Mais sete



Novas sete apresentações estão marcadas durante o Natal Felicidade, alternando-se entre Chapeuzinho Vermelho e Praga de Mãe (teatro de mamulengos). Praga de Mãe é inspirado na tradição secular dos teatros populares de bonecos existentes no Nordeste brasileiro (Mamulengo e João Redondo) e em países da Europa, como Inglaterra (Punch e Judy), Espanha (Don Cristobal) e Itália (Puchnella e Guignol). O Capitão João Redondo morre de ciúmes de sua mãe Quitéria. Em defesa da “honra da família” é capaz de fazer aquilo que nenhum filho deveria se atrever a fazer, porém, faz e agora terá de enfrentar a Praga de Mãe. O espetáculo é voltado para todas as idades e tem duração de 40 minutos.



Conheça o grupo



O Circula-Dô é uma associação de artistas e técnicos voltados à criação e produção de espetáculos em teatro de rua, teatro de formas animadas e contação de histórias. A ação da Associação caracteriza-se pelos seus projetos de circulação de teatro, oficinas e exibição de cinema pela proposta de ações de inserção da arte nas comunidades da área rural e urbana. A partir do ano de 2014 os integrantes do Grupo de Teatro Menestrel Faze-Dô passaram a atuar como duas entidades distintas e independentes: Associação Arte e Cultura Circula-Dô e Associação de Arte e Cultura Menestrel Faze-Dô.



Próximas encenações:



10 (sábado)

11 (domingo)

17 (sábado)

18 (domingo)

Às 19h no Calçadão da Praça João Costa



Apresentações extras:



21 (quarta)

22 (quinta)

23 (sexta)

Às 19h no Calçadão da Praça João Costa



Para dançar e relembrar



A artista local Aryane Duarte, e a banda Classe, fundada em setembro de 2009, foram a terceira atração do quarto dia de Natal Felicidade neste domingo (4), no palco do Largo da Catedral, em um show com grandes clássicos do disco music anos 70 e 80 preparado para fãs de flashback. O público cantou e dançou ao som de canções inesquecíveis de Bee Gees, Abba, Gloria Gaynon, Donna Summer, Bonnie Tyler, KC & Sunshine Band, Cindy Lauper e Jovem Guarda entre outros artistas da época áurea da discoteca. Como habitualmente acontece todas as noites, a Magia de Natal prendeu olhares perante as projeções em 3D sobre as paredes da Catedral, selando mais um dia de evento.



Atrações de segunda-feira (5) no Natal Felicidade:



20h - Encanto Regional

21h - Boca Raton

22h - Magia de Natal

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa