Prefeito quase fechando o ciclo das primeiras visitas às UBS


Categoria Saúde
Publicado em 13/02/2017




Na manhã desta quinta-feira (9), a Unidade de Saúde do bairro São Miguel foi a penúltima do cronograma de visitas informais feitas pelo prefeito Antonio Ceron e a secretária de Saúde, Odila Waldrich. Os gestores da Unidade, que atendem também a comunidade do bairro Itapoã, apesar dos problemas pontuais como a falta de medicamentos específicos, entre outros, disseram que a maior preocupação é com a segurança. A UBS é nova e ampla, e mesmo com alarme ativo, foi arrombada em novembro do ano passado. Os ladrões levaram nove computadores, televisores, eletrodomésticos, equipamentos diversos, e até mesmo a comida que havia armazenada no local. “O prejuízo foi grande para nós na Unidade e para o Município”, lamentaram os funcionários.


Ao ouvir os relatos das preocupações, o Prefeito e a Secretária prometeram adotar medidas imediatas que garantam mais segurança. Além disso, tranquilizaram a todos na questão dos medicamentos. Pois, já estão próximos de chegarem após a compra via licitação. Por outro lado, os funcionários disseram que estão sentindo uma grande melhora nos serviços, especialmente na questão das cotas de consultas, em comparação com o ano passado, mesmo com a diminuição do quadro funcional em razão das demissões de contratados. Porém, souberam que logo receberão o reforço dos concursados.


Embora a UBS do São Miguel abranja perto de 1,2 mil famílias, ou cerca de 4 mil pessoas, a demanda no atendimento é normal. São em média 30 procedimentos por dia e todos são encaminhados. O que foge um pouco da normalidade é o grande número de gestantes, e o mais preocupante, é o registro alarmante de casos de HIV e sífilis. A Unidade possui médico da família e também o serviço de odontologia com profissional contratado por 40 horas semanais. No local, os funcionários também mantem uma horta e todo o ajardinamento no entorno do prédio. “Depois de concluirmos as visitas vamos nos reunir e avaliar a situação das Unidades, e assim obtermos um diagnóstico atualizado do atual quadro”, salientou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa