PMA em Lages é a única no Brasil a auxiliar no monitoramento de javalis


Categoria Polícia
Publicado em 13/02/2017




O crescimento populacional do javali fez com que o animal exótico, originário da África, se tornasse um praga para a agricultura de países do mundo todo. Na Serra Catarinense, entidades e produtores se unem no desenvolvimento de estratégias e ações para combater o problema.



Além de armadilhas e do abate controlado, a Polícia Militar Ambiental em Lages foi primeira no Brasil a estabelecer medidas para que os controladores autorizados possam abater e realizar exames de sangue nos animais para manter a excelência sanitária do estado. As atividades são realizadas num trabalho conjunto com a Secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).



Um trabalho em parceria que rende resultados. "Com esses exames conseguimos obter importantes dados que vão nos auxiliar não só no combate, mas também na manutenção dos certificados que atestam Santa Catarina como livre da peste suína clássica. Título bastante importante para a economia do estado, já que somos grandes exportadores de carne suína", declara o coordenador de Defesa Sanitária e Animal da Cidasc, Bernard Borchardt.



Ele explica que, além de entender comportamentos e hábitos do animal, é possível saber sexo, idade e outras informações de forma mais precisa, auxiliando no estudo e entendimento sobre o javali.



Polícia Ambiental é a única do Brasil a auxiliar no fornecimento dos kits



Há sete anos, a Polícia Ambiental foi designada pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca como responsável pela expedição das permissões para realizar o controle do javali. Há ainda uma grande preocupação com a possibilidade de transmissão de doenças para os suínos criados no estado.



Por isso, nessa parceria inovadora com a Cidasc, a Polícia Ambiental em Lages passou a auxiliar na distribuição dos kits para os controladores cadastrados "O objetivo é facilitar o acesso a esses materiais e garantir a obtenção das amostras para pesquisa", destaca o comandante, major Adair Pimentel.



Parceria com os controladores

Caçador desportista, o empresário Giovani Zanella atua no controle de javali desde 2004. Iniciou a atividade no Rio Grande do Sul, e desde 2012 está cadastrado para desenvolver a atividade em Santa Catarina. Ele conta que o controle do animal tem evoluído muito, e hoje há mais informação sobre o javali.



"Conseguimos ser mais assertivos na nossa função de contribuir com as entidades que desenvolvem o trabalho de reconhecimento e controle da espécie. Estamos muito próximos da Polícia Ambiental. A instituição sempre nos auxilia. Temos acesso facilitado aos kits para exames e a entrega pode ser feita aos fins de semana".



O material é devidamente armazenado na PMA e encaminhado à Cidasc. Posteriormente, é disponibilizado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), considerado melhor laboratório de pesquisa de aves e suínos do Brasil.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 7 °C
veja a previsão completa