Polícia Ambiental intensifica ações para coibir crimes


Categoria Polícia
Publicado em 23/02/2017




O trabalho da Polícia Militar Ambiental em Lages foi intensificado nos últimos dias para coibir crimes ambientais contra a flora nativa. Diversas ações de fiscalização foram realizadas em toda Serra Catarinense. Entre os casos mais graves, pelo potencial de degradação, estão as ocorrências nos municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul e Painel. Os infratores responderão processo administrativo e criminal, além de terem suas áreas embargadas e o dever de as recuperarem.



No interior de Anita Garibaldi foi identificada a extração de araucárias com a utilização de uma draga escavadeira. As árvores foram retiradas do solo com raiz para evitar a fiscalização e estavam sendo cortadas com motosserra, ambas as ações sem autorização.



Ainda no interior no município, policiais militares ambientais encontraram uma propriedade aonde foram retirados cerca de 10,5 hectares de floresta, equivalente a quase 10 campos de futebol. “A alegação do infrator foi a de que queria ampliar sua área de pastagem. Diante da inexistência de autorização, ele foi autuado em R$ 128 mil”, diz o soldado Diego Kuster.



Numa propriedade em Campo Belo do Sul, houve a eliminação de diversas araucárias. O corte estava sendo feito em uma serraria móvel acoplada a um trator. Nenhuma das atividades estava autorizada pelo órgão ambiental competente. Dessa forma, a serraria móvel e toda a madeira encontrada no local foram apreendidos.



Ocorrência similar foi atendida no interior do município de Painel. Na serraria móvel ocorria o beneficiamento de toras de araucária extraídas de diversas propriedades da localidade. O dono da serraria estava prestando o serviço aos moradores em troca de uma parte da madeira beneficiada. Quatro propriedades estavam realizando a atividade. Todas sem autorização.



“As ações de fiscalização continuarão com a mesma intensidade visando reduzir a degradação de áreas naturais, essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas e para a qualidade de vida humana”, reforça.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa