Dia da Família na Escola do Senai


Categoria Educação
Publicado em 07/04/2017




O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Lages tem programada uma série de atividades para comemorar o Dia da Família da Escola. Previsto no calendário da rede estadual de ensino numa iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação, o evento tem o objetivo de estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos. No sábado (8), a partir das 8h30min, a entidade abre as portas para receber a comunidade com atividades culturais e recreativas, práticas em laboratórios, exposições e visitas orientadas.



No espaço de recepção às famílias, será feita uma roda de chimarrão com um cenário bem característico da região. Na montagem do espaço serão utilizados móveis rústicos produzidos no curso de Marcenaria. As atividades neste local ocorrem a partir das 8h30min. Meia hora depois, está programada a abertura do evento.



No horário das 9h30min começam as visitas orientadas em 12 laboratórios. A coordenadora pedagógica Tania Mara de Vargas explica que o passeio guiado pelos professores e alunos dura cerca de 20 minutos. “Esta será oportunidade para os pais saberem o que se faz num laboratório de mecânica, usinagem ou automação eletrônica, por exemplo”.



Tecnologia e diversão

A interação entre pais e filhos aumentará com o oferecimento de games de competição elaborados no próprio Senai. “Embora vivamos num mundo tecnológico, dá para aliar essas inovações ao incremento do convívio familiar. Esses jogos vão aproximar ainda mais pais e filhos de uma forma divertida”, destaca a professora.



Lembrança do evento

O que se faz nas aulas de química e biologia será exemplificado na prática com a confecção de sabonete líquido no laboratório químico/físico. Depois de participar de todas as atividades, os familiares poderão levar para casa uma mostra daquilo que é produzido pelos filhos. “Eles poderão levar uma recordação do evento e ainda saber um pouco mais sobre os cuidados com a assepsia e a importância da higienização das mãos na prevenção de doenças”, reforça Tania.



Cuidados com a saúde

Numa parceria com Serviço Social da Indústria (Senai), haverá também um estante para aferir pressão arterial e orientar os participantes a terem uma vida mais saudável. Além disso, o evento tem previsto uma aula de ritmos para abordar as questões relacionadas à importância da atividade física nos cuidados com a saúde.



Contação de história

A biblioteca do Senai será o espaço destinado à contação de história. Uma pedagoga trará um repertório bem vasto e interessante para distrair os pequenos enquanto o restante da família participa das atividades propostas. “Pensamos no atendimento dos diversos públicos e em envolver todas as pessoas da família. Os pais podem deixar seus filhos para conhecer o restante do evento ou ouvir juntos a contação das histórias num momento bem lúdico”.



Na unidade móvel



A unidade móvel estará exposta na parte externa da entidade. No laboratório, professores tratarão de questões relacionadas à Norma Regulamentadora 35, que trata do trabalho em altura e utilização de equipamentos de segurança.







PROGRAMAÇÃO



8h30min- Recepção das famílias no espaço "Roda de Chimarrão"

9h- Abertura do evento

9h30min- Início das visitas orientadas nos laboratórios

10h30min- Aula de ritmos no Centro de Convivência.

Encerramento previsto para as 12h.



Atividades Paralelas:

Circuito Tecnológico - Aliando diversão entre pais e filhos e a tecnologia

Confecção de sabonete líquido pelos alunos do Ensino Médio

Espaço de contação de história - Biblioteca

Exposição da Unidade Móvel NR 35 e simulação de atividades

Stand Saúde (aferição de PA, orientação para uma vida mais saudável)

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa