Cidade ainda em alerta


Categoria Geral
Publicado em 05/06/2017




As chuvas abundantes que voltaram a assolar Lages e outros municípios da Serra no meio da tarde deste domingo (5) causaram novas inundações, deixando um rastro de estragos em residências, estabelecimentos comerciais e instituições. Perda total de bens materiais particulares, desabrigamento e desalojamento de moradores, além de sujeira e desordem nas vias públicas.

Para amenizar as consequências e restabelecer as condições de tráfego de veículos e determinada retomada da rotina dos moradores não atingidos diretamente pelo fenômeno, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente está integralmente focada nos serviços após as constantes chuvas. Na manhã desta segunda-feira (5) havia mais de 30 centímetros de altura de acúmulo de lama na Avenida Belizário Ramos (Carahá), no trecho em frente ao Fórum Nereu Ramos até o cruzamento com a Avenida Presidente Vargas.

O barro foi retirado e o asfalto foi lavado com apoio de caminhão terceirizado da empresa prestadora de serviços à Secretaria. A previsão é de que o trânsito seja liberado até por volta de 17h desta segunda-feira. Enquanto isto, o local segue interditado.

A operação de limpeza será realizada na Rua Humberto de Campos (Sagrado Coração de Jesus) e em ruas transversais próximas à Superfrut e onde mais houver grande acúmulo de lama. Na Humberto de Campos, as duas pistas serão bloqueadas para evitar transtornos aos motoristas e para haver tranquilidade aos operários de manutenção. O andamento das atividades depende da estiagem da chuva. Os trabalhos de limpeza estão intensificados desde a semana passada, quando as chuvas intensas começaram a atingir Lages.


Dezenas de cargas


O aparato empenhado nestas operações especiais é composto por 70 trabalhadores, oito caminhões basculantes (caçambas), além de carroceria, e duas mini retroescavadeiras. Especificamente, estão sendo executadas limpezas de vias urbanas; recolhimento e destinação adequada de lixo/entulhos destruídos, descartados das moradias pelas famílias atingidas pelas enchentes; limpeza às margens da Avenida Belizário Ramos, contornada pelo rio Carahá e ruas afetadas pelo transbordamento de rios; corte de árvores e galhos caídos por conta das chuvas, e manutenção da iluminação pública.

As chuvas, raios e trovoadas que atingiram Lages provocaram aumento do número de pontos de energia elétrica desligados. Lages possui 23 mil pontos de luz e a estimativa é de que 400 pontos estejam desligados. Focos de lixo estão sendo retirados em regiões onde pode haver alagamentos, como em toda extensão da Avenida Carahá e no bairro Passo Fundo.

Mais de 20 cargas de entulhos abandonados pelas famílias por terem perecido, como móveis e eletrodomésticos, já foram recolhidas pela Secretaria, e pelo volume presenciado o número será ainda maior. “O nosso grupo já está trabalhando para resolver este problema. Estamos engajados para que a cidade volte à normalidade desde antes da chuva”, adianta o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclidês Mecabô (Tchá Tchá).


Consciência ambiental


Os materiais descartados de forma incorreta dentro dos rios e transportados pela enxurrada até as vias também estão sendo coletados pela Secretaria. Aparelhos de televisão, restos de móveis, vasos sanitários, geladeiras, fogões, colchões, e até capacetes são encontrados, além de resíduos de garrafas, jornais, revistas, papeis, artigos de plástico e outros, de difícil decomposição natural. “A população necessita fazer sua parte de não jogar lixo próximo ou dentro do rio, o que agrava a situação. Estamos cientes da intensidade natural da chuva, mas o hábito de descarte de material dentro do rio pode agravar o impasse. Retiramos entulhos de dentro dos rios, que não deveriam estar lá. Nosso tempo e esforço estão sendo dedicados à limpeza da nossa cidade, independentemente se demora uma semana, dez dias, 15 dias. Precisamos deixar a cidade limpa como ela estava antes”, explica o secretário.

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente está atuando em integração à Defesa Civil e nos casos de emergência presta atendimento mediante orientação da Defesa. Contatos Serviços Públicos: 3222-8275/3222-8276. Emergências: 199/98406-4037.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa