Warning: strtotime(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56
Gastronomia é destaque na Festa do Pinhão - Notícias - Portal Lageano

Gastronomia é destaque na Festa do Pinhão


Categoria Festa do Pinhão
Publicado em 16/06/2017




A gastronomia típica da 29ª Festa Nacional do Pinhão, que ocorre até o próximo domingo, dia 18, em Lages, conta com diversos pratos envolvendo o pinhão, semente encontrada com facilidade na Serra Catarinense.

As opções mais tradicionais podem ser encontradas em vários locais do Parque de Exposições Conta Dinheiro. A paçoca, que mistura carnes e pinhão moído, e o entrevero, que leva diferentes tipos de carnes e temperos, além do pinhão, são os pratos mais procurados.

Há 15 anos com estande dentro da Festa do Pinhão, o comerciante Humberto da Rosa, de Curitibanos, revela que o motivo da sua volta nestes anos é a diversidade de público.

“A culinária enche hotéis e atrai famílias inteiras de todo o país. O evento é único. É uma cidade que existe por dez dias chamada Festa do Pinhão”.

O analista de sistemas Rafael Pinheiro Lima, de 30 anos, veio de São Paulo para curtir a festa pela primeira vez e diz que a gastronomia é o principal requisito da vinda.

“Pretendo degustar todas as especiarias envolvendo pinhão nesses dias, pois é uma novidade para quem vem de fora”.

Ao longo dos anos, para agradar os mais variados paladares, os pratos típicos foram implantados aos lanches, como cachorro quente, lasanha de pinhão e o X-entrevero.



Recanto da Tradição valoriza os pratos típicos



No Recanto da Tradição, onde estão quatro Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Lages - Anita Garibaldi, Barbicacho Colorado, Garrão de Potro e Planalto Lageano -, é possível desfrutar das opções da culinária tradicionalista e outros pratos.

Cada CTG ficou responsável por uma especiaria diferenciada, além da paçoca e do entrevero. O vice-patrão do CTG Planalto Lageano Antônio Roberto Vieira, 59 anos, fala dos pratos servidos, como quirera com feijão e a sopa de pinhão.

“Faz cinco anos que temos as cozinhas dentro do parque, então procuramos inovar na culinária campeira para atrair mais pessoas a conhecer a tradição”.

No espaço do CTG é possível comer o escondidinho de carne seca, arroz carreteiro, arroz doce e pasteis recheados com paçoca e entrevero.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 25°C  MIN: 9 °C
veja a previsão completa