Gastronomia é destaque na Festa do Pinhão


Categoria Festa do Pinhão
Publicado em 16/06/2017




A gastronomia típica da 29ª Festa Nacional do Pinhão, que ocorre até o próximo domingo, dia 18, em Lages, conta com diversos pratos envolvendo o pinhão, semente encontrada com facilidade na Serra Catarinense.

As opções mais tradicionais podem ser encontradas em vários locais do Parque de Exposições Conta Dinheiro. A paçoca, que mistura carnes e pinhão moído, e o entrevero, que leva diferentes tipos de carnes e temperos, além do pinhão, são os pratos mais procurados.

Há 15 anos com estande dentro da Festa do Pinhão, o comerciante Humberto da Rosa, de Curitibanos, revela que o motivo da sua volta nestes anos é a diversidade de público.

“A culinária enche hotéis e atrai famílias inteiras de todo o país. O evento é único. É uma cidade que existe por dez dias chamada Festa do Pinhão”.

O analista de sistemas Rafael Pinheiro Lima, de 30 anos, veio de São Paulo para curtir a festa pela primeira vez e diz que a gastronomia é o principal requisito da vinda.

“Pretendo degustar todas as especiarias envolvendo pinhão nesses dias, pois é uma novidade para quem vem de fora”.

Ao longo dos anos, para agradar os mais variados paladares, os pratos típicos foram implantados aos lanches, como cachorro quente, lasanha de pinhão e o X-entrevero.



Recanto da Tradição valoriza os pratos típicos



No Recanto da Tradição, onde estão quatro Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Lages - Anita Garibaldi, Barbicacho Colorado, Garrão de Potro e Planalto Lageano -, é possível desfrutar das opções da culinária tradicionalista e outros pratos.

Cada CTG ficou responsável por uma especiaria diferenciada, além da paçoca e do entrevero. O vice-patrão do CTG Planalto Lageano Antônio Roberto Vieira, 59 anos, fala dos pratos servidos, como quirera com feijão e a sopa de pinhão.

“Faz cinco anos que temos as cozinhas dentro do parque, então procuramos inovar na culinária campeira para atrair mais pessoas a conhecer a tradição”.

No espaço do CTG é possível comer o escondidinho de carne seca, arroz carreteiro, arroz doce e pasteis recheados com paçoca e entrevero.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa