Urubici deve diversificar o turismo nos próximos anos


Categoria Turismo
Publicado em 06/11/2018




A formação cênica proporcionada pelas belas paisagens natural de Urubici é uma característica turística gratuita e natural da cidade. Para explorar melhor essa condição, a prefeitura, em parceria com Sebrae de Santa Catarina, por meio do Programa Cidade Empreendedora, Levantamento de Oportunidades do município. Depois de dois anos de trabalho, nesta segunda-feira (29), ocorreu a entrega do relatório durante o Painel Turismo e Oportunidades.

O estudo analisou o potencial da cidade em receber novos investimentos e melhorias com olhos no desenvolvimento não só da cadeia turística, mas do agronegócio, por ter solo fértil e propício para lavouras permanentes e temporárias. A maçã é tida como um produto de oportunidade, tanto no comércio in natura, como no beneficiamento da fruta.

A exploração dos rios e lagos foi apontada como uma oportunidade de negócio no turismo de orla. Assim como o incentivo para instalação de parques temáticos, aquáticos ou de aventuras. A busca por realização de eventos como congressos e feiras também foi destacada como um nicho de mercado.

O coordenador regional do Sebrae na Serra Catarinense, Altenir Agostini, reforça que a cidade de Urubici tem boas oportunidades para se desenvolver nos próximos anos,, porém o trabalho precisa começar agora. "O diagnóstico está feito e as oportunidades apontadas. O próximo passo é encontrar as soluções, planejar as ações e deixar tudo pronto para receber os visitantes",

Urubici é contemplada com o Selo Prodetur Mais Turismo

Durante o encontro, a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici, Simone Rodrigues, anunciou que o município foi contemplado com o Selo Prodetur Mais Turismo. "Com o Selo, vamos conseguir recursos públicos e privados com taxa de juros menores e prazos diferenciados".

Formalização é um ponto importante na avaliação no Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo (MTur) avalia os municípios a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Em Urubici, o poder público está aditando medidas junto com os empresários ligados ao setor para ter todos os estabelecimentos formalizados. "Estamos trabalhando forte nessa questão para evoluirmos, modernizarmos nossa cidade, valorizar os negócios que aqui existem e atrair mais turistas. Dessa forma, vamos desenvolver a economia da nossa cidade", frisa o prefeito Marcos Antônio Zilli.

Para sanar dúvidas dos empresários quanto ao assunto, o painel de Oportunidades trouxe a contadora e consultora empresarial Sueli Lyra, que destacou o tema: Crescer sem Medo: Formalize seu negócio.

O evento contou ainda com a participação do secretário de turismo de Canela, no Rio grande do Sul, Ângelo Sanches Thurler. Ele apresentou o case do município que possui 46 mil habitantes, mas atrai mais de 6 milhões de turistas todos os anos.

Ângelo foi bastante enfático em sua fala e disse que sem envolvimento, empenho e comprometimento da comunidade e lideranças da cidade não há como fazer turismo de qualidade. "O turista gosta de cidade pronta, organizada, povo educado e preparado para atendê-lo. Ao visitante precisa ser oferecido condições melhores do que se ele estivesse na própria casa".

Destacou ainda que no município 100% dos estabelecimentos de hospedagem são formalizados. "Quem faz o turismo são os empresários. O poder público está lá para oferecer as condições".

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa