Passeios públicos serão novamente padronizados em Lages


Categoria Infraestrutura
Publicado em 16/04/2014




Os modelos de passeios públicos na cidade estão sendo reavaliados. A ideia é que todas as calçadas em ruas pavimentadas tenham o mesmo padrão, melhorando o aspecto e tornando as ruas mais uniformes. O secretário de Planejamento, Jorge Raineski, apresentou ao prefeito Elizeu Mattos a proposta com o modelo escolhido, para que seja incluído no código de postura do município.

Após a aprovação, a administração municipal passará a exigir dos moradores destas ruas a contribuição efetiva para a construção. “A ideia é que todas as vias pavimentadas tenham passeios com os novos padrões e que ofereçam segurança aos pedestres e ciclistas”, diz Raineski. Ele explica que havia o modelo antigo, em relevo, com desenho de pinhão, implantado por decreto municipal, mas já não estava em vigor, pois não corresponde às expectativas. “Havia muita deterioração das calçadas, pois o material não tem condições de ser confeccionado a um custo razoável, com a resistência que se espera”, afirma.

Segundo o secretário, a partir daí se optou em buscar modelos de pavimento que sejam mais econômicos e versáteis, facilitando quando tiver manutenção ou mudanças da entrada de água e esgoto. “Os modelos apresentados, alguns em paver, permite essa facilidade de remoção e recomposição. Em locais onde o custo é impactante estamos admitindo um padrão no qual será utilizado o cimento, de forma bem dimensionada, respeitando os padrões técnicos, visando também as pessoas que tem dificuldade de locomoção”, explica.



População será orientada



O prefeito Elizeu Mattos esclarece que, por lei municipal, já existe a determinação de que moradores de ruas pavimentadas sejam responsáveis pela implantação das calçadas em frente às suas residências. “Agora vamos intensificar a fiscalização e cobrar que essa determinação seja cumprida, pois é uma questão de segurança. Cada um tem suas obrigações: o município executa a recuperação das ruas e os moradores, das suas calçadas”, diz.

A administração municipal vai trabalhar forte nessa questão, orientando a população sobre os padrões. “Não podemos ter uma calçada diferente a cada esquina. Serão modelos simples e resistentes, com preço acessível e melhor que aquelas feitas atualmente”, comenta. As pessoas que comprovadamente tenham vulnerabilidade social, sem condições de fazer suas calçadas, deverão procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos ou a de Planejamento, expondo a situação. As calçadas no entorno de praças e áreas públicas serão executadas pela prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa