Enxadrista de Lages conquista vaga para o Pan-Americano


Categoria Esporte
Publicado em 23/04/2014




O enxadrista da equipe Lages Xadrez Clube/FME, Luiz Henrique da Silva Bugança, 7 anos, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Trajano, conquistou o vice-campeonato Brasileiro de Xadrez até 8 anos, no Festival Nacional da Criança (Fenac). Reconhecida como categoria pré-mirim, a competição ocorreu em Foz do Iguaçu (PR) e reuniu 18 enxadristas de cinco Estados que disputaram seis partidas de duas horas e 30 minutos cada.

Luiz Henrique obteve quatro vitórias enfrentando João Victor Rodrigues, do Paraná; André Gomes, de Santa Catarina; Ruan Melo, da Bahia; e Jean Julcá, de Minas Gerais, e um empate com Lucas Silva, de Minas Gerais; a única derrota ocorreu para o campeão Vinicius Taishun Lima, de São Paulo. Com o resultado, ele representará o Brasil no Campeonato Pan-Americano da Juventude, na Cidade do México, entre 17 e 27 de julho deste ano. O campeão irá ao Mundial, em Durban, na África do Sul.

Segundo o mestre nacional e chefe da delegação, Marco Cordeiro, está é a primeira etapa de uma caminhada de sucesso do pequeno enxadrista. “Atencioso e com uma excelente memória, com muito trabalho e apoio teremos um grande competidor para nossa equipe por muito tempo”, afirma. “É uma felicidade muito grande ver o filho como segundo melhor jogador do Brasil e classificado para o Pan”, diz a mãe de Luiz Henrique, Luana da Silva, engenheira agrônoma que faz mestrado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) e reside em Lages há dois anos, vinda de Francisco Beltrão (PR), onde o filho Luiz aprendeu os primeiros movimentos do xadrez na escola.



Resultados de Lages



Luiz Henrique da Silva Bugança, vice-campeão brasileiro na categoria sub-8, pré-mirim; Clarissa dos Santos Passos (Colégio Univest), 13º lugar na categoria sub-10, mirim; Dora Blue do Amaral Bisconsin (Escola Contos de Fadas), 18º lugar na categoria sub-10, mirim; Yan Henrique Cordeiro (Colégio Univest), 13º lugar na categoria sub-14, infantil; Gabriel Copini Souza (EEB Juscelino Kubitschek), 13º lugar na categoria sub-12, pré-infantil.

A equipe teve o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), Laboratório BHC, Lafi Cosméticos e amigos do xadrez lageano. O próximo desafio é o Campeonato Catarinense da Juventude, em Jaraguá do Sul, sábado (26) e domingo (27), reunindo os melhores do Estado até 18 anos.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa