Projeto Margem Limpa é marcado pelo trabalho voluntário


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 21/03/2016




A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, juntamente com instituições parceiras, deu início a quarta edição do Margem Limpa, na manhã deste sábado (19). A concentração e ponto de partida foi no estacionamento do Fórum Nereu Ramos, na avenida Belizário Ramos (Carahá). O grupo de aproximadamente 150 pessoas foi dividido em quatro equipes, sendo que duas delas se dirigiram a uma das extremidades do rio Carahá, no bairro Caça e Tiro, enquanto as outras foram à outra ponta, no bairro Conte. O ponto de reencontro é de onde saíram pela manhã.

O objetivo do projeto, alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é promover a conscientização ambiental e contar com a colaboração da própria comunidade para a limpeza das margens do Carahá em seus sete quilômetros de extensão. “As pessoas estão trabalhando voluntariamente, num exercício de cidadania”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.

Cada integrante recebeu uma camiseta do evento, certificado de participação e kit de segurança para o recolhimento dos resíduos. De modo geral, os materiais mais encontrados são garrafas PET, alumínio e lixo doméstico. O secretário conta que na edição passada foram recolhidos uma tonelada de resíduos. A intenção é que essa quantidade diminua. “Isso ocorrendo saberemos se os trabalhos de conscientização estão surtindo efeito, se as pessoas estão cultivando interesse pelo meio ambiente”, entende o secretário.

Caminhões e servidores da prefeitura prestam apoio aos voluntários e recolhem os sacos de lixo deixados ao longo do rio. Todo o material reciclável será encaminhado a uma cooperativa de reciclagem para reaproveitamento. Materiais orgânicos e outros que não possam ser reutilizados serão levados ao aterro sanitário. “Envolver o cidadão em atividades como esta faz valer o papel de agente público. Estamos plantando a semente da conscientização”, finaliza Hampel.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa