Inaugurada a loja Serra Artesanal no Lages Garden Shopping


Categoria Geral
Publicado em 21/05/2016




O Lages Garden Shopping está com uma novidade. Trata-se da loja Serra Artesanal, projeto da Secretaria de Turismo que dará visibilidade a artefatos especiais produzidos pelas mãos de artesãos de Lages. O prefeito Elizeu Mattos e o secretário de Turismo, Flávio Agustini, inauguraram o espaço no fim da tarde desta sexta-feira (20), ao lado de artistas manuais. Está localizada ao lado da loja Julyéster, próximo às Americanas, em sala disponibilizada pela administração do Garden.

O prefeito Elizeu é um entusiasta do projeto e do shopping. “Eu tenho muito a ver com o Lages Garden, um estabelecimento pelo qual tenho carinho especial porque participei diretamente da mobilização para que Lages tivesse um grande centro comercial, o maior da Serra, e o Grupo Tenco hoje está conosco. Quanto ao artesanato, essa loja é um marco histórico, com produtos exclusivos”, diz. O gerente de marketing do Garden, Luiz Rodrigo Rossette, relata que a ideia é agregar valores. “Este é um dos nossos preceitos”, define.

Na sala comercial estão expostos produtos dos grupos Arte Terapia, Chico Couro, Associação Tramatusa, Projeto Ciranda (Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania - Samt), Nó de Pano e Associação de Artesanato Lageano. As entidades irão se intercalar no atendimento. A loja do Projeto Serra Artesanal é uma parceria entre Secretaria de Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Samt e Lages Garden Center.



DNA regional

Além de disponibilizar o espaço, o Garden está colaborando na divulgação. “Para o turismo, é âncora tudo aquilo que tem o DNA do município, como o artesanato e a gastronomia. Estes artistas fazem peças com determinados resíduos e matéria-prima local, com precisão e excelência no design. O papel do poder público é ser intermediário e servir de ponte para que a dificuldade de comercializar o produto seja superada”, ressalta o secretário de Turismo, Flávio Agustini. “O artesão precisa fazer desse trabalho o seu negócio, além de contribuir para seu orçamento. Desejamos também destinar as vendas para o turismo rural, principalmente às cavalgadas”, conclui.

Há cerca de duas semanas começaram a montagem e as vendas de teste para medir a temperatura do mercado, adequando-se à produção e aos horários do Garden: segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h. No projeto estão envolvidas cerca de 2.500 pessoas, em que se incluem artesãos por ofício. A turismóloga da secretaria, Ana Vieira, afirma que o contrato com o shopping tem vigência de três meses e há intenção de renovação para que seja estendida até o fim do ano.



Gerando renda

Os grupos do Serra Artesanal são os mesmos que participam da feira do Natal Felicidade, quando o impacto é superior a quatro mil pessoas. “Teremos pela frente três meses de experiência para analisar movimento e adaptação à dinâmica de um shopping, em que abre todos os dias e com horários diferenciados”, explica Ana Vieira. O coordenador regional do Sebrae, Altenir Agostini, observa que pela iniciativa o próprio artesão se sente valorizado. “Há pessoas que trabalham o artesanato como hobby e outras pela cultura e tradição familiar. Queremos levar essa produção ao mercado, gerando renda”, frisa.

A Tramatusa faz parte do núcleo da Associação de Micros e Pequenas Empresas (Ampe) e surgiu em 2008. De lá para cá sofreu dificuldades de espaço para produção. Atualmente conta com 19 membros. Sua matéria-prima é fornecida pela Klabin e a Rigesa Celulose, Papel e Embalagens, fábrica situada em Três Barras. “Nunca imaginamos ter um espaço destes”, comemora a artesã Maria Manfrói. O grupo se reúne para fabricar suas peças no Centro Ambiental Ida Schmidt.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa