Recanto do Pinhão recebe intérpretes da Sapecadinha


Categoria Festa do Pinhão
Publicado em 26/05/2016




O dia de feriado, 26 de maio, no Recanto do Pinhão Aracy Paim, foi de casa lotada. Muitos turistas circulando pela cidade e o ponto principal de visitação foi a praça João Costa, onde hoje se completam 12 dias de festividades do evento que precede a Festa Nacional do Pinhão e só termina no domingo (29).Às 18h desta quinta-feira, a grande novidade para o público que lotava o Recanto foi a apresentação de cinco dos oito intérpretes inscritos para a 1ª Sapecadinha da Serra Catarinense, atração que estava programada para sexta-feira (27), no teatro Marajoara, e que por falta de número mínimo de inscrições foi cancelado pela Fundação Cultural de Lages (FCL).

O presidente da comissão central organizadora da 28ª Festa Nacional do Pinhão, Gilson Maximo de Oliveira, diz que o incentivo à participação de crianças e adolescentes no cenário musical e cultural lageanos tinha de continuar, muito embora o festival tivesse sido cancelado. “Por essa razão, a FCL abre espaço no Recanto para os inscritos na Sapecadinha”, fala Gilson.



Quem se apresentou

Maria Eduarda Freitas, Matheus Pereira, Camila Ribeiro Viana, Natalia Borges de Jesus e Thierry Ribeiro Viana apresentaram canções que fazem parte da história dos 24 anos de um dos maiores festivais de música nativistas da América do Sul. O clássico Canta, Catarina, interpretado por Elton Saldanha, e O último tirão, composição vencedora da 23ª Sapecada da Canção Nativa e defendida pelo lageano Kiko Goulart, foram canções escolhidas pelas crianças.

Cada um deles recebeu um troféu de incentivo e registro de participação. A peça é igual as que os vendedores da Sapecada levaram para casa. A entrega foi feita pela realeza da Festa Nacional do Pinhão, Vanessa Camargo, Natalia Machado e Taiane Borges, pelo vice-prefeito Toni Duarte, pelo secretário de Turismo, Flávio Agustini, entre outras autoridades locais.

Terezinha Fornari Carneiro, vice-prefeita de Lages entre os anos de 1993 e 1996 e responsável pela criação da Sapecadinha da Serra Catarinense, foi homenageada. “Esse é o renascimento de um evento tão importante para a cultura local. Que mais crianças e adolescentes vejam e compreendam a Sapecadinha como uma oportunidade de mostrar seus talentos”, disse.



Procissão de Corpus Christi

Às 16h houve missa na Catedral Diocesana e em seguida a tradicional procissão de Corpus Christi por ruas centrais de Lages. Neste ano, chamou a atenção as verdadeiras obras de arte pintadas sobre os tapetes de serragem sobre os quais passaram os fiéis católicos em procissão.Paisagens da Serra catarinense, com destaque para os pinheiros, o pinhão e a gralha azul, enfeitaram tapetes estendidos em honra a Jesus.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 28°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa