Câmara aprova o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural


Categoria Política
Publicado em 03/06/2016




Elaborado em outubro de 2014, o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Lages (PMDR) foi aprovado na Câmara de Vereadores em votação na sessão desta segunda-feira (31).Isso significa que Lages passa a contar com um modelo de gestão com base em todos os estudos feitos sobre a situação socioeconômica local, recursos naturais e outros aspectos que, somados, chegam a 68 ações.

Com a aprovação dos vereadores, pelos próximos dois anos (2016/2017) o PMDR será acompanhado sistematicamente com produção de relatórios a cada seis meses, que auxiliarão no redirecionamento e servirão de subsídio para a formatação do próximo Plano, mantendo uma conectividade entre o atual e o próximo mandato da administração municipal.

O Plano foi desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Pescajunto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Os trabalhos foram iniciados com a coleta de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pesquisas de campo, cadastramento de estradas, levantamento do uso do solo e outras iniciativas. Tem como objetivos melhorar a qualidade de vida e executar ações nas áreas sociais, econômicas, culturais e ambientais para a população que vive em áreas rurais, além da conservação de estradas, transporte escolar, turismo, escoamento da produção agropecuária e melhoria nos setores de saúde.

Além disso, o PMDR destaca a merenda escolar, a promoção de feiras da agricultura familiar, o programa Saúde na Escola, a recuperação das estradas, ações socioeducativas e assistenciais e cursos de qualificação. “O PMDR deveria existir desde a criação da lei orgânica de 1990. Felizmente conseguimos implantá-lo”, relata o secretário de Agricultura, Marcos Antônio Furlan.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), além de organizações sociais voltadas ao desenvolvimento agrícola e pecuário e vários órgãos da administração municipal, estão vinculados ao PMDR.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 7 °C
veja a previsão completa